terça-feira, 25 de agosto de 2009

Últimos dias de inverno no comércio de Joinville


Por trás de faixas promocionais que tampam toda a vitrine estão os manequins vestindo pelos últimos dias as roupas de inverno. A época é de renovar os produtos pelos de primavera, mas os lojistas não descartam os antigos. Liquidação. Os descontos variam de 10% a 50%. Em alguns casos o valor pode ficar até 70% do preço. Neste ano as lojas puderam aproveitar o inverno longo e comemorar um aumento nas vendas.

Para tentar limpar os estoques as promoções de final de inverno atraem os clientes até as lojas. A divulgação das promoções normalmente está estampada nas vitrines. Os cartazes trazem cores chamativas e números grandes para mostrar os descontos. Algumas lojas preferem colar pequenos adesivos com os descontos, outras tampam todos os manequins. Frase como: “Semana da loucura total, entre e confira”, são frequentes. A novidade na divulgação cabe ao e-mail marketing. Diversas lojas já utilizam esse recurso para tentar atingir um número maior de consumidores.

Na loja onde Vitor Hugo Araújo é gerente, as promoções se estenderam por mais de um mês. “Os descontos atraem as pessoas, mas o mais vendido nem é da coleção de inverno”, afirma Vitor. Em 2009 o ritmo de vendas já supera em 30% o ano anterior. Sinal disto é a baixa quantidade de estoque da linha antiga nos mostruários. Dentre os produtos com desconto, muitos não possuem todas as numerações e cores, fazendo os clientes comprarem as roupas da coleção primavera/verão. “Os descontos servem mais como atrativos para os clientes entrarem na loja”, relata Vitor.

Para a costureira Maria Isabel Espíndola, 37 anos, as promoções de final de estação estimulam os clientes a consumirem. “Tive que comprar por necessidade, mas dou preferências para as promoções”, afirma.

Embora pesquisas indiquem aumento da inadimplência no comércio, nas lojas que atendem os perfis econômicos A e B o nível de devedores manteve-se o mesmo. De acordo com o gerente Flávio Roberto de Araújo, o nível de devedores tem se mantido estável. “Mantivemos em média 2% de inadimplência”, completa Flávio. Na loja onde trabalha as vendas da coleção de inverno aumentaram cerca de 10% comparadas a 2008.

Durante os dias 26, 27 e 28 de agosto as lojas da galeria 9 de Março promoverão um bazar para liquidar os estoques de inverno, os preço estarão a partir de R$9,90. Para a proprietária de uma loja na galeria, Kelly Regina Greiffo, 23 anos, o bazar irá ajudar nas vendas. Em sua loja as vendas tiveram uma queda de aproximadamente 70% em relação ao ano passado.



Eduardo Schmitz - Joinville, 25/08/09

1 Comentário:

Maiara Carvalho disse...

Muito boa essa matéria...gostei!!!

Confesso que adoro uma liquidação...hehe

beijos menino;*

  ©Demente News - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo