quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Há 51 Anos Morria a Música

Ou como preferiu dizer Raul Seixas, "o dia em que o rock bateu as botas".

Para quem não sabe do que estou falando, vou explicar. No dia 3 de fevereiro de 1959 morria em uma acidente aéreo o cantor Ritchie Valens (Richard Steven Valenzuela). O norte-americano de descendência mexicana teve uma carreira relâmpago, mas mesmo no curto período de menos de dois anos colocou suas músicas nas primeiras posições da paradas e na boca dos fãs. Não foi à toa que o mundo se sensibilizou com a morte do artista. Além do comentário de Raul Seixas, o músico Don MaLean compôs a música American Pie em homenagem a Valens.

O ingresso de Ritchie no rock se deu em 1956 quando comprou sua primeira guitarra. Nessa ocasião ele tinha apenas 15 anos. No ano seguinte formou sua primeira banda, Satellites. A primeira música emplacada da carreira foi Come on Let's Go, após ser descoberto pelo empresário Bob keane. Outros sucessos vierem depois desse: Oh Donna, Ooh! My Head e o mais conhecido até hoje, La Bamba.

Para quem quiser conhecer um pouco mais a fundo a vida e carreira do artista recomendo o filme La Bamba, que narra sua biografia.

Come on Let's Go


Ooh! My Head


Oh Donna


La Bamba


e a homenagem: American Pie - Don McLean


"But february made me shiver
With every paper I'd deliver.
Bad news on the doorstep;
I couldn't take one more step.

I can't remember if I cried
When I read about his widowed bride,
But something touched me deep inside
The day the music died."

(Mas fevereiro me fez tremer
Com cada jornal que eu entreguei
Más notícias na porta
Eu não podia dar mais nenhum passo

Eu não consigo lembrar se eu chorei
Quando eu li sobre a viúva dele
Mas algo me comoveu profundamente
O dia que a música morreu)

1 Comentário:

Anônimo disse...

Salve !

Complementando: neste mesmo acidente aéreo morreu também Buddy Holly, outro expoente do rock americano da segunda metade da década de 50.

Buddy Holly influenciou muita gente, como Beatles e Rolling Stones.

The day the music died.

Abraço !

Alfredo

  ©Demente News - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo